sábado, 19 de novembro de 2011

Rota Caminhos da Agricultura Familiar - Marcelino Ramos


O município de Marcelino Ramos, localizado na região norte do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina, tem como atrações turísticas suas águas termais, suas belas igrejas e também se destaca no turismo rural com a Rota Caminhos da Agricultura Familiar.
O município se consolidou como um referêncial histórico-cultural do nosso estado. Foi colonizado a partir do século 20 por diversas etnias, com destaque para os imigrantes edescendentes de imigrantes italianos, alemães, poloneses e lusos. O seu desenvolvimento está associado a construção e efetivação da malha ferroviária. O secretário de Turismo, Ayr Loss, lembra que, por um longo período, a ponte férrea sobre o Rio Pelotas, significou o único elo de ligação com o país.
- É importante ressaltar na história de Marcelino Ramos que a cidade iniciou em 1910, e comemora agora em 2010 os 100 anos da ferrovia, que era a grande ligação do Estado com o restante do país, principalmente São Paulo que na época era o grande polo consumidor.
O secretário informa que no dia 17 de dezembro ocorrerá o lançamento de um filme contando a história dos 100 anos de Marcelino Ramos através dos trilhos da estação ferroviária.
As opções de turismo na região são muitas. Além da beleza das Igrejas, do Seminário Nossa Senhora da Salette e dos esportes náuticos, o secretário Ayr enfatiza que junto às mais belas paisagens da região está o Balneário de Águas Termais.
- Hoje as opções de turismo em Marcelino Ramos são muitas, embasadas principalmente no turismo termal. Pessoas de todas as idades procuram as termas do município para as mais diversas terapias e principalmente para aliviar o strees, o grande mal do século. A região possui uma paisagem maravilhosa, o balneário está ao lado do Rio Uruguai.
No turismo rural, os visitantes podem percorrer os Caminhos da Agricultura Familiar. Valdecir José Venturin, integrante da Cooperativa de Agricultura Familiar de Marcelino Ramos, explica o roteiro e o que ele oferece.
- Pode começar pelo Café Colonial da Tia Lili onde são oferecidos produtos da agricultura familiar, são mais de 30 ítens. Também vai passar no Alambique Robaerth, onde irá conhecer a produção de cachaça realizada há 4 gerações, além de produtos derivados da cana-de-açúcar. Depois conhece a Agroindústria Familiar da Rosa, onde são produzidos embutidos, também uma receita que é passada de geração em geração como salames, copas, torresmo, banha e outros produtos. A  outra visita que é no Quinto Ranchoonde há uma infra-estrutura com pousada e restaurante.
Valdecir salienta ainda os passeios a cavalo, a trilha ecológica e a oportunidade dos turistas de conhecerem a lida do campo. Para mais informações voce pode acessar o site www.rotadaagriculturafamiliar.com.br.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após analise de conteúdo seu comentário será postado.

Seguidores