segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Viva o Centro a Pé - Dia 13 de Agosto c/Museu Julio de Castilhos(imperdivel)


CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS
Viva o Centro a Pé – Dia 13 de agosto
Museus da Cidade e a Cidade como Museu
  
O queCaminhada Orientada pelo Centro Histórico de Porto Alegre.
Quandodia 13 de agosto, sábado.
SaídaNo totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.
Horário10h.
Roteiro 13 de agostoCaminho dos Antiquários, Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos (visitação interna), entorno da Praça da Matriz, Museu Militar e Museu da Brigada. A proposta busca entender a importância das instituições museológicas e a possibilidade de relação de seus significados atribuídos à cidade. Trata-se de instigar o olhar e a percepção dos espaços públicos como instrumentos de contemplação e de preservação da memória.

Duração: aproximadamente 2 horas.

Nei Vargas - Atualmente dirige o Departamento de Educação Patrimonial da Secretaria do Patrimônio Histórico da UFRGS. É Mestre em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Tem trabalhos realizados em museus como o Musée du Louvre Paris/França, Museu da UFRGS, entre outros. Ministra cursos sobre história e política de museus. Foi responsável pela criação e implantação do Setor Educativo do Santander Cultural.

O Caminho dos Antiquários:
A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura.

Inscrições:
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar, basta doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhadas a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio do Programa de Bem-estar Animal da Prefeitura. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações pelos telefones 3289.0176 e 0800517686.

Realização:
Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama.

Apoio:
EPTC

O projeto Viva o Centro a Pé está sendo objeto de estudo para tese da PUC-RS.
Os participantes que quiserem colaborar na elaboração dessa pesquisa poderão preencher um formulário eletrônico, através do link abaixo. Os nomes não serão divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após analise de conteúdo seu comentário será postado.

Seguidores